Weby shortcut
Ufg logo
Youtubeplay
diferença entre dietas

Diferenças entre as dietas à base de frutas e vegetais

Vegetarianismo x Veganismo x Frugivorismo x Crudivorismo

O ser humano é considerado como um animal onívoro. Apesar de nossas mandíbulas se assemelharem mais a animais vegetarianos, nossos dentes e nosso sistema digestivo são capazes de nos fazer também consumir carnes com facilidade.

Entretanto, nao só por que podemos comer tanto carnes como vegetais que todos nós fazemos isso. Muitas pessoas se dedicam simplesmente a não ingerir carnes animais, seja por opção própria, ou por questões de saúde, estética, religião e até mesmo princípios. O mais comum como sabemos é o vegetarianismo. Porém existem outras vertentes como o veganismo, crudivorismo e o frugivorismo que são ainda mais restritas quanto as questões nao só alimentares.

 

Diferenças entre Vegetariano e Vegano

     O vegetarianismo tem diversos subgrupos. Primeiramente, para ser considerado da categoria de vegetariano a pessoa não pode consumir nem carne vermelha, nem suína, nem branca. A partir daí, odecendo a esse “pré-requisito”, começam os diversos subgrupos. Alguns vegetarianos só não comem carnes enquanto outros vão ainda mais além, também não consomem produtos derivados dos animais, como leite, ovo e mel.

     O menos estrito do grupo é o ovalactovegetarianismo, que somente não consome carnes, mas consome os derivados dos animais. Existe também o grupo do ovovegetarianismo, em que as pessoas não consomem carnes e laticinios. O lactovegetarianismo não tem em sua dieta alimentar carnes e ovos. Já o considerado vegetarianismo semiestrito não consome carnes, nem ovos, nem laticínios, mas podem consumir mel, por exemplo. E o subgrupo considerado mais radical é o vegetarianismo estrito que não consome nenhuma carne e nem derivados de qualquer espécie animal.

     E tendo o conhecimento desse subgrupo de vegetarianismo estrito é que pode-se conhecer o que vem a ser veganismo. Todo vegano é um vegetariano estrito mas nem todo vegetariano estrito é vegano. Isso ocorre pelo simples fato que um vegano é uma pessoa que tem essa posição não só em relação ao que come ser derivado dos animais, é um ponto de vista mais de ética em relação ao direitos de todos animais. Portanto, um vegano não faz uso de produtos nao alimentícios originados de animais como produtos de vestimenta feitos de couro e seda; cosméticos ou medicamentos que fazem testes em animais; e qualquer outra forma de exploração animal são coisas completamente rejeitadas pelos veganos. Em relação somente a termos nutricionais não existe diferença entre vegetarianos estritos e veganos.

     Vale lembrar que, por essas razões, o veganismo não é uma forma de dieta alimentar, e portanto é errado dizer que uma pessoa faz uma dieta vegana. A dieta para uma pessoa que não se alimenta de nenhuma forma de produtos derivados de animais é uma dieta vegetariana estrita.

Outras Dietas Alimentares

     Uma dieta alimentar diferente do vegetarianismo, mas que vai ao encontro dos mesmos pontos de vista em relação a evitar carnes e produtos derivados de animais é o frugivorismo. É uma dieta considerada mais restrita que uma dieta vegetariana, pelo simples fato de que as pessoas que adotam a essa dieta ingerem apenas frutas, verduras, legumes, sementes e castanhas, tornando o cardápio de opções alimentares ainda mais restrito do que uma deta vegetariana estrita. A maior crítica a essa dieta é que não é possível encontrar todos os nutrientes considerados necessários para uma dieta saudável somente com essa alimentação, que apesar de ser muito saudável não é capaz de fornecer o ideal.

     O crudivorismo, assim como o  frugivorismo, não são dietas alimentares tão comentadas e discutidas como o vegetarianismo, principalmente por não existir tantos adeptos e conhecedores delas. O crudivorismo se distancia um pouco dessas outras duas dietas, por a pessoa não necessariamente deixe de comer carnes. Os alimentos consumidos por pessoas que praticam essa dieta não podem ser cozidos. Nenhum alimento pode ser preparado ao fogo, por que os seguidores dessa dieta acreditam que nutrientes são perdidos ao realizar esse tipo de preparação. De fato, a ingestão de alimentos crus são muito mais ricos em enzimas do que alimentos cozidos, entretanto existem muitas críticas em relação a ingestão apenas de alimentos não cozidos, principalmente a grande possibilidade de contaminação e intoxicação alimentar.

 

Fonte: https://pensamentosubentendido.wordpress.com